Instituída em 24 de agosto de 1989, pela Lei Nº. 2.193, a Fundação Cultural de Rio do Sul ocupava o prédio da antiga Estação Ferroviária de Passageiros (hoje Museu Histórico Cultural de Rio do Sul). A partir de 1992, instalou-se no prédio das antigas Indústrias Gerais Ouro, inaugurado em 1941, onde ocorria o beneficiamento, a torrefação e a moagem de café, a fabricação de balas e caramelos, doces de frutas e fruticultura. O prédio é protegido através da Lei Municipal de Tombamento Histórico e abriga o espaço cultural até os dias atuais. Em 01 de abril de 2002, conforme Decreto-Lei nº 3731, a Fundação Cultural recebe a denominação de Centro Cultural Prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti. Atualmente, a Fundação Cultural atende mais de 2.500 alunos em seus diversos cursos. Tem como objetivos, o planejamento, a orientação, o desenvolvimento e a coordenação das atividades culturais do município. É reconhecida por seus diversos cursos e eventos (artístico-culturais) realizados anualmente em suas instalações e no município em geral, atendendo a comunidade e estudantes, não apenas de Rio do Sul, mas de toda a Região do Alto Vale do Itajaí.

Contatos:
comunicacao@fundacaocultural.art.br