Igreja Evangélica Luterana

No ano de 1927, foi colocada a pedra fundamental da igreja, levando seis anos para ser concluída. Inaugurada em 1933, possui características do estilo gótico, sendo o Pastor, na época, Leonhard Grau. A planta foi feita pelo Arquiteto Meinecke de Blumenau e a obra executada por Franz Strube. Localizada no bairro Sumaré.

Na vida de uma comunidade eclesiástica, um dos momentos mais significativos diz respeito à construção de sua igreja. Essa decisão pela construção foi tomada em assembléia geral extraordinária em 23/08/1927, ocasião na qual também se formou uma comissão pró construção, que ficou assim constituída: João Hoffmann, Helmuth
Letzow, Emil Altenburg, O. Odebrecht, Otto Zoschke, Oswald Hadlich, Franz Ditrich e pastor Leonhard Grau.
Esta Comissão agiu rápido, pois em 31/10/1927 acontecia a solenidade de lançamento da pedra fundamental.
Considerando os elevados custos da obra e que as contribuições pró construção dos membros não eram suficientes, organizaram-se festas para angariar fundos. Segundo Stoer, estas festas contribuíram para produzir maior união dentro da paróquia.
A construção ocorreu ao longo de 6 anos de muita mobilização da comunidade e no dia de Ascensão de 1931 comemorava-se a “festa da cumieira”. Em 05/11/1933 foi finalmente inaugurada a nova igreja que recebeu o nome de “Igreja de Cristo”.

Observações Gerais/Curiosidades sobre o Imóvel: No conjunto das igrejas evangélicas luteranas de Santa Catarina, a de Rio do Sul era apontada como a maior e mais bonita do Estado. Sua planta foi desenhada pelo arquiteto Meinicke de Blumenau e a execução da obra esteve ao encargo do construtor rio-sulense Franz Strube, o qual por ocasião da 2ª Guerra, veio a falecer no período em que esteve preso no campo de concentração da Trindade, em Florianópolis.
Digno de nota é o fato de que em sua crônica Stöer chama a atenção para uma espécie de disputa por fiéis, nos anos de atuação do pastor Grau. Esta “disputa” se dava pelo fato de que missionários do Sínodo de Missouri (EUA) faziam investidas nas comunidades da região, visando conquistar adeptos. A tática para isso era a promessa de uma “igreja barata”. Conforme Stöer, citando um relatório do pastor Grau, o lema dos missionários era “conosco vocês não precisam pagar nada”. Alguns poucos membros a esta proposta, abandonado a igreja de origem.
Em relação a esta outra corrente do luteranismo de vertente norte-americana. Sua origem na região de Rio do Sul também está vinculada a fatores migratórios.

Nome e Assinatura do Agente Cultural: Cátia Dagnoni e Franciane Giese
Data de Preenchimento do Formulário: 26 de setembro de 2006

 

 

 

Horário de atendimento:
Informações: Centro Evangélico – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio do Sul
Endereço: R. Ruy Barbosa, 584 – Sumaré, Rio do Sul/SC, 89160-000
Telefone: (47) 3521-6216

Contatos:

Principal : (47) 3521-6216