GUARDA MUNICIPAL

Seu lema é: SERVIR E PROTEGER

Criada pela lei complementar nº 160 de 20 de outubro de 2006, realizou seu curso de formação de Guardas Municipais na Academia da Polícia Civil (ACADEPOL). O curso de formação teve início no mês de março de 2008, sendo finalizado em junho do mesmo ano. O curso abordou as disciplinas de direito penal, processual penal, direitos humanos, primeiros socorros, sociologia, direção defensiva e tática, Legislação de trânsito, Proteção Patrimonial, entre outras disciplinas necessárias para a função de segurança pública.

Após o curso de formação os Guardas Municipais de Rio do Sul passaram por estágio no 13º Batalhão da Polícia Militar, 3ª Cia. de Bombeiros Militares e 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Iniciou seus trabalhos nas ruas em julho de 2008, inicialmente contava com 30 Guardas Municipais, tendo como primeiro Comandante o senhor Jaimir Schneider. A escala de serviços era executada em horário comercial, mas com a necessidade de ampliação dos trabalhos, o turno foi alterado no ano de 2010 para atendimento ininterrupto de 24 horas. Desta vez a Guarda Municipal possuía uma nova hierarquia, denominado Assessor de Defesa do Cidadão, tendo como primeiro assessor o senhor Alécio Leontino Pereira.

A Guarda Municipal de Rio do Sul em 2010 passou por reformulação que foi desde cores e padrões de uniformes até uma nova sede, maior e com melhores possibilidades de crescimento institucional.

Hoje a Guarda Municipal de Rio do Sul presta os seguintes serviços:

• Apoio aos serviços municipais;
  • Educação no trânsito;
  • Proteção do Patrimônio Público e das áreas públicas;
  • Fiscalização e Orientação de trânsito;
  • Rondas Escolares;
  • Rondas Ostensivas em Parques e praças;
  • Prisões em Flagrante Delito;
  • Abordagens a dependentes químicos e encaminhamento a assistência social;
  • Apoio às Polícias Civil e Militar, corpo de Bombeiros Militares, SAMU, Defesa Civil e Conselho Tutelar;
  • Reintegração de posse de áreas pertencentes ao município;
  • Segurança de diversos eventos e festividades municipais.

Emergência: 153   Endereço: Rua Expedicionário Nardelli, 282 – 89.160-089 – Rio do Sul/SC
E-mail:  guardamunicipal@riodosul.sc.gov.br

Contatos: