Teve sua criação em 02 de outubro de 1973. Em 1979, passou a integrá-lo, o Museu Fotográfico Alfredo dos Santos, no prédio da Antiga Estação Ferroviária. É uma instituição de interesse público que tem o objetivo de coletar, armazenar, catalogar, classificar, avaliar e conservar peças e documentos de valor histórico cultural. Desenvolve atividades de reflexão, preservação e conservação. Destaca-se como importante valor do Museu, estimular e cativar a imaginação do aluno e visitante, despertar sua curiosidade, aprofundar o significado daquilo que se expõe e proporcionar-lhe uma forma de reflexão. O Museu Histórico realiza atividades educativas sobre a história de Rio do Sul, para alunos e professores. Suas exposições são temporárias e permanentes, destacando-se: Indígena, Estrada de Ferro, Cotidiano do Imigrante, Famílias, Fotografias, II Guerra Mundial, Saúde e Numismática.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta, da 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h